3º Ciclo

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O terceiro ciclo do Ensino Básico no St. Paul’s School, enquanto ciclo de transição, procura, acima de tudo, dar continuidade à qualidade do trabalho desenvolvido nas valências anteriores. Continuamos, assim, a desenvolver um currículo bilingue, assumindo a Língua Inglesa um currículo extenso e rigoroso, articulando-se organicamente com as aprendizagens consagradas no currículo nacional.

Ministrado por uma equipa pedagógica coesa, dotada das ferramentas necessárias a uma coerente e eficaz prática pedagógica, este ciclo assegura, contudo, uma matriz curricular mais exigente. Com uma maior complexidade ao nível dos conteúdos específicos das diferentes disciplinas que compõem o desenho curricular, é ainda enriquecido pela introdução do estudo da Língua Alemã e pelo alargamento do plano de estudos da Língua Espanhola e do Latim e, obviamente, da Língua Inglesa,  com sessões de trabalho específico de desenvolvimento dos oral skills e da literatura inglesa e de preparação para a certificação dos nossos alunos pela University of Cambridge.

Por acreditarmos que a compreensão das etapas do processo de desenvolvimento das crianças são essenciais, no St. Paul’s School acompanhamos de muito perto os nossos alunos, procurando entendê-los com profundidade e carinho

O Colégio St. Paul’s School cumpre com rigor as orientações emanadas do Ministério da Educação (Português), lecionando os currículos oficiais de cada disciplina e de cada área disciplinar. Contudo, introduz no desenho curricular do 3.º ciclo várias ofertas que vêm enriquecer o currículo e, por consequência, o próprio Projeto Educativo do Colégio, a saber:

Língua Inglesa

No 3.º ciclo, o estudo continuado da Língua Inglesa promove um trabalho sistemático de aquisição das competências linguística necessárias a uma eficaz comunicação neste idioma. Com uma carga horária bastante enriquecida, desenvolve-se um trabalho diversificado e bastante intenso. As sessões são lecionadas por uma vasta equipa de professores nativos oriundos de países de língua oficial inglesa e assumem configurações várias, concorrendo para uma autonomia progressiva do aluno e para a aquisição de conhecimentos de relevo cultural.

Lecionam-se sessões específicas de Literatura Inglesa e de situações práticas que valorizam a comunicação oral e escrita (desenvolvimento das oral skills), dotando os alunos das competências necessárias a uma comunicação fluente e eficaz. Anualmente são postos à prova, mostrando os seus conhecimentos nos exames de Língua Inglesa da University of Cambridge.

Língua Alemã

Conscientes da importância cada vez mais evidente da aprendizagem de Línguas Estrangeiras no futuro dos nossos alunos, o Colégio introduz no 3.º ciclo a aprendizagem da Língua Alemã, oferecendo assim mais uma ferramenta valiosa no seu currículo. Nestes anos iniciais, procuramos dotar os nossos alunos das competências essenciais da Língua Espanhola, oferecendo-lhes uma base do conhecimento que possibilita a preparação futura destes para as provas do Instituto GOETHE.

Língua Espanhola

Certos da importância cada vez maior da aprendizagem de Línguas Estrangeiras no futuro dos nossos alunos, o Colégio intensifica no 3.º ciclo a aprendizagem da Língua Espanhola. Nestes anos iniciais, procuramos dotar os nossos alunos de competências mais avançadas da Língua Espanhola, oferecendo-lhes uma base do conhecimento que possibilita a preparação futura destes para as provas DELE (Diploma de Español Lengua Extrajera).

Latim

O conhecimento das estruturas linguísticas do Latim contribui para a proficiência na língua portuguesa, concorrendo, também, para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes. Efetivamente, a disciplina de Latim procura assegurar o desenvolvimento do raciocínio e da reflexão, fomentando a aquisição e a aplicação de saberes aprofundados, assentes no estudo, no posicionamento crítico, na observação e na experimentação. Por outro lado, o estudo da língua e da cultura latinas pretende promover o contato com um passado, cujos valores são permanentes, permitindo uma boa perceção etimológica do português, fomentando a compreensão da estrutura da língua e ampliando o vocabulário dos alunos. Assim sendo, da aprendizagem do Latim resulta o reforço da competência comunicativa e uma melhor estruturação do pensamento, facilitadores do relacionamento de culturas e saberes.

Informática

Área que oferece uma formação específica no âmbito das aplicações na ótica do utilizador e consequente preparação dos alunos, dotando-os de ferramentas necessárias à sua certificação no European Computer Driving Licence (ECDL) – Carta Europeia de Condução em Informática.

Estudo Acompanhado

Área de trabalho específico no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que opera em desdobramento, numa forma organizacional que privilegia o acompanhamento, a reeducação e o reforço de alunos em grupos extremamente reduzidos. Estas sessões são, de acordo com a nossa experiência, excelentes momentos de pedagogia diferenciada no apoio a alunos com dificuldades específicas.

Carga horária semanal (x45)
7.º ano 8.º ano 9.º ano
Português 6 Português 6 Português 6
Matemática 5 Matemática 5 Matemática 6
Maths CLIL 1 Maths CLIL 1
Ciências Naturais 2 Ciências Naturais 2 Ciências Naturais 2
Science CLIL 1 Science CLIL 1 Science CLIL 1
Fisico-Química 3 Físico-Química 3 Físico-Química 2
História 2 Chemistry and PhysicsCLIL 1
História 2 History CLIL 1 História 2
History CLIL 1
Geografia 2 Geografia 2 Geografia 2
Geography CLIL 1
Inglês 5 Inglês 5 Inglês 5
English Literature 1 English Literature 1 English Literature 1
Alemão 2 Alemão 2 Alemão 2
Espanhol 2 Espanhol 2 Espanhol 2
Informática 2 Informática 2 Informática 2
Educação Física 3 Educação Física 3 Educação Física 3
Educação Visual 2 Educação Visual 2 Educação Visual 2
Atelier de Artes 1 Atelier de Vídeo e Multimédia 1 Laboratório de Robótica 1
School Assembly CLIL 1 School Assembly CLIL 1 School Assembly CLIL 1
Latim 1 Latim 1 Latim 1


A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa que permite a recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas, apoiam as decisões adequadas à promoção da qualidade das aprendizagens.

No 3.º ciclo do Ensino Básico, a avaliação interna incide sobre as aprendizagens e competências definidas no Currículo Nacional, de acordo com os critérios específicos de cada disciplina e áreas disciplinares. Os critérios são delineados no seio de cada departamento curricular, de acordo com as orientações emanadas do Ministério da Educação. São dados a conhecer, no início de cada ano letivo a toda a comunidade educativa. É com base nestes que é feita a regulação e reorientação do processo ensino-aprendizagem.

A avaliação encerra diferentes naturezas de acordo com o momento e o seu propósito, assumindo-se como Diagnóstica, Formativa ou Sumativa. A Avaliação Diagnóstica permite conhecer o nível de aprendizagem e de competências de determinado aluno e/ou grupo, num determinado momento. ‘Esta conduz à adoção de estratégias de diferenciação pedagógica e contribui para elaborar, adequar e reformular os Planos de Trabalho, o Projeto Curricular de Turma’, as avaliações psicopedagógicas, o acompanhamento de alunos com características atípicas, etc. A avaliação assume-se como formativa na sua essência, sendo a ‘principal modalidade da avaliação do Ensino Básico. Esta assume um caráter contínuo e sistemático e visa a regulação do ensino e da aprendizagem, recorrendo a uma variedade de instrumentos de recolha de informação, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorrem e dos critérios de cada disciplina ou área disciplinar´.

Ao longo do processo ensino-aprendizagem, os professores oferecem aos alunos uma matriz de cada teste, comummente conhecida como Metas de Aprendizagem. Esta tem como objetivo guiar o estudo de cada aluno, orientando-o na sua preparação para os diferentes momentos de avaliação. Por fim, a Avaliação Sumativa consiste na formulação de uma síntese de informação recolhida sobre o desenvolvimento de aprendizagens e competências, definidas para cada disciplina, dando-se especial atenção à evolução do conjunto dessas aprendizagens. No âmbito da Avaliação Sumativa, são definidos princípios de atuação e normas orientadoras para a implementação, acompanhamento e avaliação dos Planos de Recuperação, de Acompanhamento e de Desenvolvimento, como estratégia de intervenção, com vista ao sucesso educativo, conforme regulamenta o despacho normativo N.º 50/2005 de 9 de novembro.

No final de cada período, de cada ano letivo e de cada ciclo, Avaliação Sumativa interna é da responsabilidade do Conselho de Turma e expressa-se em todos os documentos numa classificação de zero a vinte valores, nas disciplinas curriculares disciplinares, sendo expressa em Muito Insuficiente, Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom nas áreas curriculares não disciplinares. Porém, é necessário converter esta classificação para uma escala de um a cinco (registando-se esta em todos os documentos oficiais emanados pelo Ministério da Educação, no fim de cada período).

De salientar que, para o cálculo da classificação/nível final de ano letivo de cada disciplina, os resultados do primeiro período serão contabilizados com um fator de ponderação um, sendo os resultados dos segundo e terceiro períodos contabilizados com um fator de ponderação dois.

Desta forma, a classificação obtida no final de cada período será o resultado da observação de dois domínios: Aprendizagens e Cidadania, Comunicação e Participação. Assim, no primeiro período, a classificação obtida valerá 100%, no segundo período, o resultado do primeiro período valerá 50% e o resultado do segundo período também 50%; a classificação do terceiro período será obtida através da média aritmética dos três períodos.

Estamos convictos de que conseguimos deste modo valorizar a progressão do aluno e, por consequência, a qualidade progressiva da sua intervenção.

Abaixo encontram-se os documentos em formato PDF com toda a legislação útil.

O St. Paul’s School é reconhecido como um Colégio de preparação para os exames DELE, em parceria com o Instituto Cervantes.

Deste modo, faculta aos seus alunos a possibilidade de certificar, oficialmente, o seu conhecimento da língua espanhola, realizando os exames oficiais para obter os títulos de conhecimento do espanhol de maior prestígio internacional: os diplomas de espanhol DELE.

Estes diplomas têm duração indefinida e reconhecimento internacional, certificando o nível de domínio alcançado por um candidato, com independência de onde e quando tenha realizado os seus estudos de espanhol.

Os exames de alemão do Goethe-Institut estão de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Os certificados do Goethe-Institut são reconhecidos em todo o mundo. O diploma Goethe-Zertifikats possibilita aos estudantes estrangeiros o ingresso nas escolas superiores alemãs, sendo ainda, em muitos locais, reconhecido como habilitação linguística para lecionar alemão (Zertifikat C1).

Os nossos certificados são também de grande valia em escolas superiores no estrangeiro: em alguns países, por exemplo, os certificados Goethe-Zertifikat B2 e C1 dispensam a realização do exame final do ensino secundário (Abitur) na disciplina de alemão. Em muitas universidades na União Europeia, a apresentação de um certificado do Goethe-Institut equivale a créditos adicionais que podem ser muito úteis.

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), do Colégio St. Paul’sSchool, desenvolve a sua ação longitudinalmente ao longo de todos os anos de escolaridade, desde o início do Jardim de Infância ao final do Ensino Secundário.

O seu trabalho é desenvolvido para contribuir para o projeto educativo e pessoal dos alunos, tendo em conta a diversidade de características e necessidades destes, bem como de todos os intervenientes envolvidos (Docentes, Família e Comunidade).