Inglês

Home / Ensino / Inglês

O St. Paul’s School orgulha-se de ser um estabelecimento de ensino que oferece aos seus alunos a oportunidade de submergir num ambiente de cultura anglo-saxónica em contexto educacional bilingue. Os nossos discentes têm a oportunidade de ser proficientes em Língua Inglesa e, simultaneamente, a desenvolver e compreender ambas as culturas: portuguesa e inglesa.

As disciplinas lecionadas em português seguem o currículo nacional, assim como as disciplinas lecionadas em inglês seguem um programa adaptado às nossas necessidades específicas, com vista a uma abordagem mais rigorosa. Assim, os nossos programas de Inglês, que integram diferentes níveis de estudo, são desenvolvidos com o objetivo de agregar o Currículo Nacional Inglês aos exames de Inglês da Universidade de Cambridge, uma vez que é objetivo nosso certificar os nossos alunos através destes exames.

O St. Paul’s School incorpora na sua ideologia o propósito de inserir os seus alunos nos eventos e tradições da cultura anglo-saxónica. Os nossos professores são nativos/luso-descendentes, o que permite uma maior aproximação no que diz respeito aos detalhes da língua, bem como às idiossincrasias culturais que ocorrem dentro e fora da sala de aula.

Embarcando num contexto de ensino bilingue, munimos os nossos alunos das ferramentas necessárias para que estes atinjam, com êxito, os seus objetivos pessoais naquele que é, cada vez mais, um exigente e competitivo mundo onde o ensino do Inglês é absolutamente decisivo quer para o seu futuro académico, quer profissional.

No St. Paul’s School, os alunos começam a sua educação britânica rotineiramente desde muito cedo.

No Jardim de Infância, das 25 horas semanais de ensino, dez destas horas são dedicadas ao ensino da língua inglesa. Assim, os alunos participam num conjunto de atividades interessantes nos mais variados temas. O conto de histórias; o canto e os jogos didáticos são apenas algumas das tarefas que permitem aos nossos discentes a prática e o desenvolvimento de competências auditivas e orais que lhes permitirão interação comunicativa em língua inglesa. O departamento de Inglês do Jardim de Infância também compila os seus próprios manuais, que vão de encontro às necessidades específicas do nosso currículo e que estão em permanentemente readaptação e revisão, tendo em mira a motivação dos nossos jovens estudantes para a língua.

Ao longo do 1º Ciclo, do 1.º ao 4.º ano, os nossos alunos beneficiam de sete horas de Inglês por semana com aulas estruturadas para que as quatro competências linguísticas (a audição; a oralidade; a leitura e a escrita) sejam postas em prática. Os conteúdos gramaticais são ensinados de diversas formas e o trabalho escrito é produzido de acordo com o nível de inglês que as crianças possuem. Projetos divertidos, aulas de literatura, escrita criativa e tarefas orais fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos no que diz respeito à abordagem da língua inglesa.

Nesta faixa etária, os nossos alunos também têm uma gama de diferentes disciplinas que lhes permite ganhar destrezas no que diz respeito à competência linguística, bem como desenvolver um real interesse no que concerne a cultura anglo-saxónica. Social Studies é uma disciplina semanal na qual os nossos alunos aprendem conteúdos culturais, geográficos e idiomáticos. Os alunos abordam os diferentes aspetos culturais dos países anglo-saxónicos, incluindo as suas festividades e eventos históricos. São também encorajados a discutir e a refletir sobre os valores morais e acerca da sua conduta.

No 2º ciclo, o método de ensino também se centra nas quatro competências da língua, com igual relevância para a componente da gramática. Os alunos produzem uma variedade de trabalhos escritos e interagem em discussões e debates sobre vários temas do programa. Nas aulas de Língua Inglesa o programa é mais direcionado para a realização dos exames Cambridge.

Literatura Inglesa (English Literature) é também vista como uma área de estudo fundamental, não apenas no sentido linguístico, mas também como meio de experimentar a cultura anglo-saxónica. Para tal, os alunos do 5.º ano têm contempladas no seu horário aulas de Literatura Inglesa. Nestas aulas lê-se literatura clássica e moderna; são delineados projetos e levadas a cabo discussões concernentes aos vários temas dos contos ou peças.

Os alunos que possuem um nível de Inglês que não corresponde ao padrão do possuído pelos colegas de turma têm aulas de apoio extra – Extra Help Lessons – enquanto seguem o currículo regular. Os nossos docentes estão sempre na disponibilidade de esclarecer quaisquer eventuais dúvidas ou facultar apoio extra a todos os nossos alunos e não raras as vezes são combinadas aulas extra, com vista a satisfazer as suas necessidades.

O nosso processo de avaliação centra-se nas principais cinco competências da língua: Leitura; Escrita; Funcionamento da Língua Inglesa; Audição e Oralidade. Estas competências são avaliadas separadamente em diversos contextos, o que reflete a diversidade de circunstâncias em que uma língua é usada. As competências de escrita (Leitura; Escrita; Funcionamento da Língua e Audição) são avaliadas em testes mais formais, bem como em outras atividades, tais como a escrita criativa; a análise literária ou a audição de diversos suportes multimédia. A competência da oralidade é avaliada em apresentações orais, em dramatizações, em debates de sala de aula; em discussões e em muitas outras atividades, muitas delas simulações de situações do nosso quotidiano.

Além da avaliação realizada em sala de aula pelos nossos docentes, os nossos alunos são também alvo de avaliação por parte da Universidade de Cambridge através dos exames que realizam, os quais testam as cinco competências da língua supramencionadas.

No St. Paul’s School a aprendizagem, a compreensão e o uso da língua Inglesa não se restringe ao contexto de sala de aula. Os nossos estudantes estão imersos em atividades, celebrações e eventos característicos da cultura anglo-saxónica. Passando por celebrações como a festa do Halloween; o Dia das Nações Unidas e até eventos desportivos como o rugby. Também representamos peças de teatro em Inglês, possibilitando aos nossos alunos o máximo contacto com a língua. A Festa de Natal da Escola Primária é, também, dedicada à língua Inglesa e todos os anos as crianças atuam e cantam numa excelente performance pondo em prática as competências que adquiriram em relação ao Inglês.

Também levamos os nossos alunos ao estrangeiro no âmbito da viagem anual ao Reino Unido. Durante uma semana os nossos estudantes visitam museus, teatros, monumentos e musicais inseridos na cultura anglo-saxónica, permitindo-lhes a consolidação das competências adquiridas na língua inglesa enquanto vivem uma experiência inesquecível que apreciarão nos anos vindouros. Outra oportunidade única proporcionada aos nossos alunos é a possibilidade de frequentar um curso de verão em cidades cuja língua oficial é o Inglês, tais como Londres e Nova Iorque. Aqui, os nossos estudantes vivem e estudam durante duas semanas num ilustre estabelecimento de ensino, onde praticam constantemente a língua inglesa, permitindo-lhes ter uma noção do que é viver num real contexto de imersão.

Acreditamos firmemente que, para aprender e dominar a língua como se de um nativo se trate, os nossos alunos devem estar em permanente contacto com a mesma dentro e fora da sala de aula, assim como nos eventos. Por estas razões, tentamos certificar os nossos alunos através dos exames Cambridge e possibilitamos-lhes o acesso ao conhecimento e às experiências essenciais para que eles possam expressar-se fluentemente em Inglês. Ao expor, promover e ensinar os nossos alunos no que diz respeito à língua inglesa desde muito cedo, estamos certos de estar a contribuir quer para o desenvolvimento da sua capacidade intelectual, quer para uma maior satisfação pessoal, permitindo-lhes a abertura de portas para inúmeras oportunidades num mundo que é, ele próprio, cada vez mais multicultural e competitivo.

pt