Secundário

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O Ensino Secundário do St. Paul’s School assegura o prosseguimento dos estudos, fundamentado num currículo que corrobora os interesses e as especificidades de cada aluno.

Assente numa matriz científico-humanística, o currículo do Ensino Secundário conduz ao ingresso no Ensino Superior, continuando a conferir, a par das aprendizagens essenciais consagradas no currículo nacional, uma grande importância à Língua Inglesa.

Ministrado por uma equipa pedagógica consistente e dotada de rigor científico, o currículo do Ensino Secundário contribui para o fomento do espírito crítico, da capacidade de resolver problemas e das capacidades comunicacionais, competências cruciais num mundo cada vez mais globalizado.

Pautado pelo rigor e formalismo que este grau de ensino exige, o Ensino Secundário do St. Paul’s School continua a prestar todo o apoio necessário aos seus alunos, sem descurar, no entanto, a importância do seu papel na construção dos saberes.

O Colégio continua também a oferecer, neste grau de ensino, a certificação em Língua Inglesa, pela Universidade de Cambridge.

Oferta Curricular

O Colégio St. Paul’s School cumpre com rigor as orientações emanadas do Ministério da Educação (Português), lecionando os currículos oficiais de cada disciplina e de cada área disciplinar. Contudo, introduz no desenho curricular do ensino secundário várias ofertas que vêm enriquecer o currículo e, por consequência, o próprio Projeto Educativo do Colégio, a saber:

Língua Inglesa

No secundário, o estudo continuado da Língua Inglesa promove um trabalho continuado de aquisição das competências linguísticas necessárias a uma eficaz comunicação neste idioma, e preparação para a vida académica e profissional futura.

Neste ciclo, para além do Inglês curricular, o aluno terá sessões de Língua Inglesa de nível avançado. Estas sessões são lecionadas por uma vasta equipa de professores nativos, oriundos de países de língua oficial inglesa, dotando os alunos das competências necessárias a uma literacia e comunicação fluente e eficaz. Darão continuidade ao seu processo de certificação através dos exames de Língua Inglesa da University of Cambridge.

Língua Alemã

Conscientes da importância cada vez mais evidente da aprendizagem de Línguas Estrangeiras no futuro dos nossos alunos, e de um ensino continuado, o Colégio possibilita a manutenção da aprendizagem da Língua Alemã, mas em atividade extracurricular. Procuramos dotar os nossos alunos das competências essenciais da Língua Alemã, oferecendo-lhes uma base do conhecimento que possibilita a preparação futura destes para as provas do Goethe-Institut.

Língua Espanhola

Certos da importância cada vez maior da aprendizagem de Línguas Estrangeiras no futuro dos nossos alunos, o Colégio possibilita a manutenção da aprendizagem da Língua Espanhola, mas em atividade extracurricular. Procuramos dar seguimento a uma aprendizagem continuada, e dotar os nossos alunos de competências mais avançadas da Língua Espanhola, oferecendo-lhes uma base do conhecimento que possibilita a preparação futura destes para as provas DELE (Diploma de Español Lengua Extrajera).

Estudo Acompanhado

Área de trabalho específico no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa, Disciplinas Especificas Obrigatórias e Disciplinas Específicas Opcionais, que opera em desdobramento, numa forma organizacional que privilegia o acompanhamento, a reeducação e o reforço de alunos em grupos extremamente reduzidos. Estas sessões são, de acordo com a nossa experiência, excelentes momentos de pedagogia diferenciada no apoio a alunos com dificuldades específicas.

Matriz Curricular

Disciplinas

Ciências e Tecnologias Socio-económicas Humanidades 10º ano 11º ano

12º ano

Geral Português

4+1

4+1

5+1

Inglês

3

4

Filosofia

3

4

Educação Física

3

4

4

Oferta a Nível de Escola Cambridge English

2

2

2

Específica Obrigatória (trienal) Matemática A Matemática A História A

6+1

6+1

6+1

Específicas Opcionais (Bienal) Biologia e Geologia    

7+1

7+1

Física e Química A

7+1

7+1

Economia A

6

6+1

Geografia A

6

6+1

Opção 1

4

Opção 2

4

Avaliação

A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, que permite a recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas, apoiam as decisões adequadas à promoção da qualidade das aprendizagens.

No Secundário, a avaliação interna incide sobre as aprendizagens e competências definidas no Currículo Nacional, de acordo com os critérios específicos de cada disciplina. Os critérios são delineados no seio de cada departamento curricular, de acordo com as orientações emanadas do Ministério da Educação e são dados a conhecer, no início de cada ano letivo, a toda a comunidade educativa. É com base nestes que é feita a regulação e reorientação do processo ensino-aprendizagem.

A avaliação encerra diferentes naturezas, de acordo com o momento e o seu propósito, assumindo-se como Diagnóstica, Formativa ou Sumativa. A Avaliação Diagnóstica permite conhecer o nível de aprendizagem e de competências de determinado aluno e/ou grupo, num determinado momento. ‘Esta conduz à adoção de estratégias de diferenciação pedagógica e contribui para elaborar, adequar e reformular os Planos de Trabalho, o Projeto Curricular de Turma’, as avaliações psicopedagógicas, o acompanhamento de alunos com características atípicas, entre outros. A avaliação assume-se como formativa na sua essência, sendo a ‘principal modalidade da avaliação do Ensino Básico. Esta assume um caráter contínuo e sistemático e visa a regulação do ensino e da aprendizagem, recorrendo a uma variedade de instrumentos de recolha de informação, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorrem e dos critérios de cada disciplina ou área disciplinar´.

Ao longo do processo ensino-aprendizagem, os professores oferecem aos alunos uma matriz de cada teste, comummente conhecida como Metas de Aprendizagem. Esta tem como objetivo guiar o estudo de cada aluno, orientando-o na sua preparação para os diferentes momentos de avaliação. Por fim, a Avaliação Sumativa consiste na formulação de uma síntese de informação recolhida sobre o desenvolvimento de aprendizagens e competências, definidas para cada disciplina, dando-se especial atenção à evolução do conjunto dessas aprendizagens. No âmbito da Avaliação Sumativa, são definidos princípios de atuação e normas orientadoras para a implementação, acompanhamento e avaliação dos Planos de Recuperação, de Acompanhamento e de Desenvolvimento, como estratégia de intervenção, com vista ao sucesso educativo, conforme regulamenta o despacho normativo N.º 50/2005 de 9 de novembro.

No final de cada período e de cada ano letivo, a Avaliação Sumativa interna é da responsabilidade do Conselho de Turma e expressa-se em todos os documentos numa classificação de zero a vinte valores, nas disciplinas do currículo nacional.

Desta forma, a classificação obtida no final de cada período será o resultado da observação de dois domínios: Aprendizagens e Cidadania, Comunicação e Participação. Assim, no primeiro período, a classificação obtida valerá 100%, no segundo período, o resultado do primeiro período valerá 50% e o resultado do segundo período também 50%; a classificação do terceiro período será obtida através da média aritmética dos três períodos.

 

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), do Colégio St. Paul’sSchool, desenvolve a sua ação longitudinalmente ao longo de todos os anos de escolaridade, desde o início do Jardim de Infância ao final do Ensino Secundário.

O seu trabalho é desenvolvido para contribuir para o projeto educativo e pessoal dos alunos, tendo em conta a diversidade de características e necessidades destes, bem como de todos os intervenientes envolvidos (Docentes, Família e Comunidade).

Ao longo do ensino secundário, os nossos alunos podem contar com o apoio no processo de desenvolvimento da identidade pessoal e projeto de vida, auxiliando na tomada de decisão para o ensino universitário.