Missão e Valores

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Num mundo em permanente mudança, cabe à Escola a assunção de um papel preponderante enquanto instituição socioeducativa de primeira linha com vincadas responsabilidades sociais. O Colégio St. Paul’s School constitui-se como uma resposta competitiva, de elevada qualidade. Os princípios basilares do seu projeto assentam na formação integral da criança e do jovem, valorizando-se o sucesso académico e profissional, alicerçado em atitudes, práticas e valores estruturantes que contribuam para o crescimento do indivíduo enquanto ser social. A nossa missão é a de formar cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências e capacidades necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao prosseguimento de estudos ou à sua integração crítica, ativa e proativa numa sociedade em acelerada e crescente mudança e cada vez mais globalizada. Considerando o espírito cosmopolita da escola, a língua inglesa adquire particular relevância no nosso contexto educativo, estando presente nos curricula desde o Jardim de Infância até aos restantes níveis de ensino. É, também, pertinente a aquisição de outras línguas – o Espanhol e o Latim – que permitam aos alunos o entendimento aprofundado da matriz civilizacional ocidental, bem como o contacto com mundividências e realidades culturais diversas, para potenciar uma apropriação transdisciplinar dos saberes e dos valores, bem como uma maior competitividade no mercado de trabalho.

Por outro lado, ambicionamos desenvolver no jovem o sentido estético subjacente às diversas manifestações artísticas, na criação e fruição do Belo. Ambicionamos, do mesmo modo, criar hábitos de vida saudáveis, incentivar a prática física e desportiva e incutir comportamentos de segurança nos alunos, para que estes os possam pôr em prática no seu quotidiano. Finalmente, seguindo os nossos princípios orientadores, reiteramos a extrema importância que atribuímos à educação dos valores e dos afetos, de modo a articular o desenvolvimento cognitivo, moral e o aprofundamento da sensibilidade estética na criança e no jovem. É assim que, explorando o espírito crítico, visamos o exercício responsável e autónomo da cidadania e da solidariedade. Neste sentido, o Regulamento interno e o nosso Projeto Educativo refletem não só a consolidação dos nossos princípios basilares, como também a evolução imprescindível dos nossos processos, a fim de enfrentarmos os desafios pedagógicos da sociedade do século XXI.

Mrs. Isabel Sadio

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