St. Paul’s Conference sobre Nutrição

Nutrição em idade escolar – alimentação saudável, vida melhor!

Decorreu no St. Paul’s School uma conferência subjacente ao tema Nutrição em Idade Escolar, numa iniciativa aberta a staff, famílias e comunidade.

A oradora, Maria Armanda Marques, reforçou que a “alimentação e a nutrição são fatores muito importantes na promoção da saúde. Seguir as recomendações da Roda dos Alimentos e praticar atividade física moderada e regular é fundamental para a obtenção de uma vida saudável. Ter uma alimentação saudável é ter uma alimentação completa, equilibrada e variada.”

Maria Armanda Marques é Coordenadora da Área de Nutrição e Alimentação da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere e Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com vários trabalhos publicados.

Segundo a nutricionista Maria Armanda Marques, até aproximadamente aos quatro anos de idade, a criança passa por transformações muito rápidas, por isso a sua alimentação deve ser bem equilibrada. Afirmou que “carências nutricionais nesta fase, em que o cérebro completa a sua formação, podem ser responsáveis por danos irreparáveis no desenvolvimento mental, os quais podem ser percebidos apenas no período escolar: dificuldades de aprendizagem, raciocínio lento e outros problemas escolares.”

Esta sessão foi organizada pelos Departamentos de Nutrição e Psico-pedagogia do St. Paul’s School.

A equipa de nutrição e cozinha é composta do Colégio por uma nutricionista e três cozinheiras, responsáveis pela ementa e confeção diária das refeições dos alunos e staff do St. Paul’s School. O Colégio disponibiliza a todos os seus alunos um serviço de refeições de confeção interna, com preocupações relativas ao consumo de açúcar e sal, respeitando os princípios de uma alimentação diversificada e saudável e de acordo com as necessidades específicas de cada idade.

A ementa de almoço do Colégio em todas as valências e a partir do Jardim-de-Infância permite a escolha entre quatro pratos: carne, peixe, dieta e vegetariano, com especial atenção para as intolerâncias alimentares.

As merendas e lanches, também eles previstos em ementa, são diversificados e equilibrados e acautelam especificidades alimentares de igual forma.

O ciclo de palestras St. Paul’s Conferences teve início em janeiro de 2019, contando, até ao presente, com sete conferências com temas e abordagens pertinentes no enquadramento escolar e verssando sempre uma perspetiva educativa/pedagógica e familiar. A próxima sessão St. Paul’s Conferences, a realizar em janeiro, colocará à discussão o tema Educar com Mindfulness, numa iniciativa organizada pelo Departamento Psicopedagógico do St. Paul’s School.