Creche e Berçário
No Colégio St. Paul’s School, a Creche, que inclui as valências de Berçário, Sala de 1 ano e sala de 2 anos, é um espaço de aprendizagem ativa, onde se constrói o sentido da vida, se aprende a ser, a saber estar e a saber fazer. É um espaço privilegiado de descobertas e aprendizagens, no qual as crianças são os principais atores e serve de base para o desenvolvimento integral do futuro adulto.
Na Creche, promovemos a oportunidade de vivenciar situações e experiências de aprendizagem diversificadas, possibilitando o desenvolvimento da imaginação criadora como procura de soluções, fomentando o contacto com novas realidades e valorizando as suas descobertas.
Promovemos, no momento de integração e adaptação ao Colégio, o estabelecimento das relações com as famílias como pilar central da educação, criando uma relação estável, segura, afetuosa e estimulante que permita às crianças uma exploração integrada das diversas áreas, ao nível do conhecimento do mundo, da formação social e das expressões.
As salas de Creche agrupam-se em concordância com as respetivas faixas etárias dos 6 aos 12 meses, dos 12 aos 24 meses e dos 24 aos 36 meses, e com base em objetivos gerais e específicos, adequados a cada grupo. Em cada ano letivo, é delineado um projeto de sala, que se constituiu como matriz referencial a toda a planificação diária elaborada pela Educadora.
A valência de Creche surge como resposta educativa de excelência para bebés e crianças dos 4 meses até aos 3 anos.
Na Creche, a ação dos agentes educativos fundamenta-se numa prática intencionalmente dirigida ao desenvolvimento integral desde tenra idade, num ambiente “sadio e seguro que encoraje interações positivas e que desperte nas crianças o desejo de explorar” (Cyer. 1996).
A criança começa a interagir com o mundo que a rodeia desde que nasce, assimilando de imediato novos conhecimentos e atingindo cada nova meta durante um período relativamente curto, de total predisposição para adquirir uma determinada competência.
- Avaliação Global de Desenvolvimento;
- Definição de estratégias de intervenção em complemento com a Educadora de Infância;
- Observação do comportamento e interação da criança, para despiste de eventuais problemas de desenvolvimento infantil;
- Intervenção Precoce;
- “O meu lugar tranquilo” – mindfulness com recurso a massagem para bebés e gestão de emoções (birras, regras e limites).