St. Paul`s School “Kindergarten” na apanha de azeitona

O St. Paul`s School tem o privilégio de ter uma envolvente natural de grande relevo e diversificada em termos de cultura, contendo vinha, olival e pinhal para além das áreas ajardinadas.

Fazendo o aproveitamento dos recursos naturais e agrícolas, o St. Paul`s integra estas atividades no seu contexto pedagógico e letivo, no sentido de sensibilizar os alunos para o aproveitamento dos recursos naturais, proteção do ambiente e uma alimentação natural minimizando os produtos processados.

Depois dos nossos alunos terem colaborado na vindima, chegou a vez da apanha da azeitona.

Os alunos do St. Paul`s School participaram sob as orientações da equipa da agricultura da Fundação ADFP.

Puderam vivenciar o ambiente outonal e tipicamente português que envolve o processo da olivicultura.

Cerca de 60 alunos entre os 3 e os 5 anos, aprenderam sobre as diferentes fases da azeitona, do cultivo à apanha, passando pela manutenção e transformação da matéria prima em azeite.

Os engenheiros agrónomos, Gonçalo Costa e Daniel Fernandes, conduziram esta atividade explicando o processo produtivo.

Esta atividade, parte integrante do Plano Anual de Atividades do St. Paul’s School, teve como objetivo permitir que as crianças pudessem conhecer uma tradição portuguesa agrícola e o processo associado à produção de azeite, um produto de excelência da nossa cultura.

Por outro lado, é importante que os nossos alunos possam contactar com a natureza e com as paisagens da nossa região e adquirir conhecimentos e competências numa vertente empírica, prática e num contexto real.