St. Paul’s Conference aborda a era digital e implicância na vida dos alunos

Junho dará lugar à segunda sessão das St. Paul’s Conferences, no presente ano letivo.

Nesse sentido, na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, pelas 18h00, decorrerá, no St. Paul’s School, uma conferência alusiva ao tema A Era Digital – Principais desafios para a Escola e Família.

A conferência contará com a presença do reputado orador António Paulino.

O convidado é Mestre em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sendo docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, onde leciona na área da Eletrónica e Redes de Computadores.

Atualmente, é também Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra para a Transformação Digital.

Esta iniciativa é organizada pelo Departamento de Ciências Exatas e Naturais, do St. Paul’s School, em colaboração com o Departamento de Psicologia.

A Informática é uma unidade curricular lecionada no St. Paul´s School, desde os 3 anos até ao final do terceiro ciclo.

O St. Paul´s opera diariamente com ferramentas tecnológicas e defende a sua utilização pedagógica e regrada. Recordamos que foi a primeira escola de Coimbra a adotar o ensino online aquando do fecho das escolas, no período epidémico, sendo que utiliza, ainda hoje, este meio para apoiar os alunos que, por questões de saúde, estão impedidos de frequentar presencialmente a atividade letiva. Atualmente, é o mais utilizado canal para reuniões.

A Informática, através das disciplinas de Oficina Multimédia e Tecnologias de Informação e Comunicação, é considerada uma área imprescindível aos “skills” do aluno e profissional da atualidade, bem como uma área científica de grande dinâmica evolutiva a curto prazo.

Toda a tecnologia tem um envolvimento considerável no quotidiano da civilização humana atual.

Por outro lado, é uma área sinuosa e com elevados riscos para os utilizadores, e extremamente apelativa aos utilizadores cuja imaturidade e desconhecimento não permite identificar desde logo a exposição ao perigo.

As St. Paul´s Conferences pretendem abordar temas de grande pertinência para a comunidade educativa, seja profissional ou familiar, pelo que, nesse sentido, as conferências são abertas à população, por forma a alargar a participação, abordagens e espírito crítico.

A envolvência e partilha da experiência dos demais permite a prevenção e segurança, tão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e livre.

O ciclo de palestras St. Paul’s Conferences teve início em janeiro de 2019, e pretende abordar temas e vertentes pertinentes no enquadramento escolar, versando sempre uma perspetiva educativa/pedagógica e familiar.