St. Paul’s School distinguido com Selo Escola SaudávelMente

O St. Paul`s School viu o seu modelo de educação distinguido com a atribuição do Selo Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão. 

Numa iniciativa organizada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, o selo pretende distinguir boas práticas na promoção do bem-estar psicológico e desenvolvimento académico das crianças e jovens, no pressuposto de que não há aprendizagem sem salvaguardar a saúde mental e física dos alunos. 

O St. Paul`s School foi avaliado no seu projeto pedagógico no que concerne a estratégias e intervenção na prevenção, sinalização e acompanhamento da sua comunidade educativa, do ponto de vista de saúde física e mental. O Colégio não se preocupa apenas com os alunos, mas também com todos os intervenientes do espaço escolar, conferindo importância ao bem-estar dos professores, auxiliares de educação e pais. 

Fez prova de que assegura que todos os alunos têm as mesmas oportunidades relativamente ao desenvolvimento de todo o seu potencial cognitivo, social e emocional, com uma visão holística e uma abordagem centrada na colaboração com a família e a comunidade. 

A comunicação do júri refere que o contexto do St. Paul`s “é uma referência na promoção da Saúde Psicológica Escolar, através das suas políticas e práticas educativas relativas à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento, da carreira, da inclusão e da saúde psicológica e do sucesso educativo da comunidade.” 

O St. Paul`s School possui um Departamento de Psicologia e de Enfermagem, com um psicólogo e enfermeiro, que apoiam toda a comunidade educativa nas suas práticas diárias, assim como no desenvolvimento de iniciativas de caráter formativo e informativas dirigidas aos alunos, trabalhadores ou às famílias. 

No seu modelo e dinâmica de funcionamento, o St. Paul`s School desenvolve iniciativas que visam estender as suas boas práticas a toda a comunidade educativa e população, tais como as St. Paul`s Conferences ou o Family Day, muito associados aos conceitos de open day ou bring a friend. 

Esta tipologia de iniciativas, de participação aberta à comunidade, inclui-se numa filosofia altruísta e humanista, alicerces de valores e aprendizagens que o St. Paul`s pretende transmitir aos seus alunos.