Isabel Paiva, Professora do Departamento de Geografia e Turismo da FLUC, foi a oradora convidada. Doutorada em Geografia Física pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre o funcionamento hidrológico do aquífero cársico de Degracias-Sicó (Pombal), é, acima de tudo, uma entusiasta divulgadora dos seus conhecimentos no domínio da ciência da Água. Nesse sentido, expôs dados científicos que nos alertam para os desafios presentes e futuros da quantidade e qualidade da água que consumimos. Apresentou-nos o contexto hidroclimático regional, enquadrado num âmbito mais global.
“Não precisamos esperar pelo futuro para perceber que o stress hídrico é já uma realidade”, refere. Em Portugal, “3,9 milhões de pessoas estão expostas ao problema.” Desde a década de 70 que assistimos a uma descida acentuada das reservas de água, com uma escassez severa verificada nos últimos anos. As anomalias, das temperaturas médias, muito acentuadas, agravam o problema.
O consumo médio de água recomendado pela ONU é de 110 litros (per capita/dia) e, em Portugal, dados de 2021 (ERSAR) revelam que foram consumidos 184 litros (per capita/dia).
Além dos problemas relativos à quantidade de água disponível, Isabel Paiva alertou-nos para a deteção de grandes quantidades de poluentes presentes nas águas residuais, tais como: medicamentos – incluindo antibiótico, cafeína e produtos cosméticos -, que acabam por afetar o sistema endócrino.
O uso inteligente da água é, assim, uma urgência. Nesse sentido, o St. Paul’s School iniciou um espaço de discussão aberta e atual sobre o tema, onde foram colocadas e esclarecidas questões relevantes para uma maior consciencialização da problemática comum que é a água.
Esta iniciativa foi organizada pela Direção Pedagógica e pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas do St. Paul’s School.
As St. Paul´s Conferences pretendem abordar temas de grande pertinência para a comunidade educativa, seja profissional ou familiar, pelo que, nesse sentido, as conferências são abertas à população, por forma a alargar a participação, abordagens e espírito crítico.
O ciclo de palestras St. Paul’s Conferences teve início em janeiro de 2019 e pretende abordar temas e vertentes pertinentes no enquadramento escolar, versando sempre uma perspetiva educativa/pedagógica e familiar.