
O St. Paul’s School integra um Departamento Psicopedagógico que oferece apoio e orientação às crianças/jovens e suas famílias, no sentido de estabelecer uma ponte entre Psicologia e Educação, Ciência e prática profissional. Procura promover a base necessária ao desenvolvimento integral do aluno como pessoa, trabalhando o seu equilíbrio biopsicossocial.
Neste sentido, o Colégio entende que as sessões de Mindfulness, enquanto atividade de enriquecimento curricular, devem estar integradas no horário dos alunos. Atualmente, esta atividade é promovida uma vez por semana, desde o Berçário até ao 4.º ano de escolaridade.
Ao nível da Creche, estas sessões incluem massagens para bebés, em ambiente calmo, com sons da natureza e imagens relaxantes. Está comprovado que a prática de Mindfulness influencia positivamente a rotina de sono e a alimentação dos bebés.
Neste sentido, as crianças, da Creche ao Primeiro Ciclo, beneficiam de um ambiente tranquilo, com pequenos exercícios de respiração, atenção plena e leitura de histórias infantis, com base nas mascotes do Mindfulness.
O Mindfulness é a técnica da atenção plena, a experiência do momento presente, com um propósito, intencional, aceitando-a tal como ela surge e sem a julgar.
É a prática de viver no aqui e agora, com gentileza e bondade, estando completamente envolvidos no que está a acontecer à nossa volta e dentro de nós. Implica sair dos nossos padrões habituais de julgamento e criticismo, adotando uma atitude de curiosidade e bondade perante a nossa experiência.
O Mindfulness assume uma grande importância na promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal e, ainda, auxilia na prevenção de doenças físicas e mentais.
De salientar que, nas crianças e adolescentes, a investigação tem mostrado que a prática do Mindfulness e da compaixão promove competências de atenção e concentração, de resolução de problemas, de regulação emocional e de interação interpessoal, que são constituintes essenciais para um desenvolvimento psicossocial equilibrado e harmonioso.
O desenvolvimento destas competências, ao promover a resiliência emocional das crianças e adolescentes, permite-lhes lidar melhor com as adversidades e tarefas desenvolvimentais com que se confrontam atualmente, bem como com futuros desafios que terão de enfrentar ao longo da vida.
O principal objetivo é dotar as crianças de competências que lhes permitam gerir emoções, reações, atitudes e pensamentos para lidar com situações do quotidiano, através da prática e refinamento da plena consciência.
O Colégio investe num ensino bilingue (português/inglês), diferenciador, que prima pelo rigor e excelência, e no desenvolvimento holístico do aluno. O St. Paul´s School integra alunos ao longo de todo o ano letivo, porque promove um ensino que aposta na diferenciação pedagógica, valoriza a multiculturalidade, e permanece atento à inclusão e bem-estar do aluno.