
Durante os próximos dias, o St. Paul’s School comemora a Semana das Ciências Sociais e Humanas, organizada pelo Departamento com o mesmo nome e do qual fazem parte os docentes de História, Geografia e Filosofia.
A comemoração é transversal aos vários ciclos e valências do Colégio. Os alunos terão a oportunidade de participar em visitas de estudo, jogos, workshops, sessões de cinema, bem como em outras atividades promovidas pelos docentes e por convidados.
Para as crianças do Jardim de Infância haverá atividades, tais como o visionamento de vídeos adaptados à faixa etária, e tarefas temáticas relacionadas, por exemplo, com a história, ideais e valores humanos.
Em colaboração com a Companhia de Teatro da A Besta e o Atelier da Fábrica, os alunos do 5º a 9º ano, assistiram à peça “A História de Portugal de pantanas”. Um registo didático e divertido que cativou alunos e docentes.
No âmbito da Filosofia, e numa base de consolidação e partilha de conhecimento, os alunos de ensino secundário farão uma sessão de “Filosofia para crianças” dirigida ao primeiro ciclo e sob a orientação da docente de filosofia.
Integrado nas comemorações, e em parceria com a Palimpesto – Educação Patrimonial, os alunos 2º ao 3º ciclo participarão em oficinas de escavação arqueológica e cerâmica Pré-História.
O St. Paul’s School integra um modelo pedagógico exigente, de grande investimento no ensino de línguas, nomeadamente o inglês e o português.
Segue o currículo nacional português, mas integra alunos de diversas nacionalidades, conferindo ao Colégio uma visão multicultural e cosmopolita.
A imersão linguística não pode ser dissociada da vertente cultural. A interculturalidade enriquece o projeto, estimula a criatividade e mundivivência dos alunos, alargando os seus horizontes para além do que é a fronteira do seu conhecimento. É neste sentido que os alunos do St. Paul´s School têm disciplinas tais como Latim ou Literatura Inglesa.
A procura e partilha do conhecimento histórico, a reflexão relativa a conquistas e ao desenvolvimento de valores humanos, reforçam o desenvolvimento de laços e estimulam o entrosamento e o sentimento de partilha entre aa comunidade.