St. Paul`s School recebe a irlandesa Jan Carson

Festival Literário Internacional leva escritora ao Colégio

No âmbito da 2ª edição do FLII – Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo, a escritora irlandesa Jan Carson foi ao St. Paul`s School para um encontro com os alunos.

Recebida pelo administrador, Rui Ramos, a escritora fez uma visita ao colégio bilingue antes de se dirigir à ludoteca e aí se encontrar com os alunos do 1º ciclo.

Jan Carson é escritora, intitula-se como oficial de património, uma leitora competitiva e uma “devota” aos dramas médicos da BBC. Reside em Belfast e, atualmente, trabalha como Oficial de Educação e Património da Comunidade no Ulster Hall.

A escritora falou aos alunos sobre a forma como a experiência se refletiu na sua obra e um dos maiores exemplos que tem é o Postcard Story Project, o grande exercício de concisão, imaginação e perseverança que a levou a escrever e enviar, sob a forma de postais, micro-histórias para amigos.

Numa primeira fase, histórias de vivências pelo mundo, através de viagens que realizou e, mais tarde, lançou o desafio aos amigos de todo o mundo para se inscreverem no projeto e escreveu fielmente histórias em postais todos os dias desde 1º de janeiro de 2015 e enviou para os locais mais exóticos, tais como como Hong Kong, Berlim e Dundonald.

O Festival Literário Internacional do Interior trata-se de um evento intermunicipal, inovador, que decorre em 12 concelhos da região afetados pelos fogos e pretende levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, promovido pela Arte-Via Cooperativa em parceria com várias organizações da região, como foi o caso da Fundação ADFP.

A inclusão do St Paul’s School neste festival deveu-se a ser um colégio bilíngue português -inglês e por essa razão adequado á intervenção da escritora irlandesa. O St Paul’s disponibiliza um sistema de transportes casa/colégio possibilitando que tenha alunos de vários municípios incluindo Lousã, Penela e Miranda, concelhos atingidos pelos incêndios.