José Boavida discute causas e abordagens ao PHDA

St. Paul’s Conference com “casa cheia”

A primeira sessão St. Paul’s Conferences do ano letivo 2019-2020 decorreu na Biblioteca do St. Paul’s School, com uma plateia repleta.

A conferência subordinada ao tema Hiperatividade e Défice de Atenção: Identificar e Intervir teve como convidado especial o Prof. Doutor José Boavida, Pediatra de Neurodesenvolvimento no Centro de Desenvolvimento da Criança, Hospital Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Presidente da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção.

De acordo com o Prof. Doutor Boavida Fernandes, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) “é o problema neurocomportamental mais prevalente na criança de idade escolar, afetando nesta faixa etária 5% a 7% da população”.  É de extrema importância o diagnóstico e a avaliação da criança, de forma a minimizar os riscos nos diferentes contextos em que está inserida. O nível de frustração destas crianças é elevado, pois sentem que não têm sucesso, e por isso devem ser definidas estratégias e formas de atuação para promover o bem-estar e desenvolvimento infantil.

A Conferência, organizada pelo Departamento Psicopedagógico do St. Paul’s School, foi uma iniciativa aberta a toda a comunidade, que reuniu cerca de meia centena de pessoas, entre colaboradores, pais e encarregados de educação do St. Paul’s e profissionais de outras organizações e instituições locais.

O Departamento Psicopedagógico do St. Paul’s School é uma unidade orgânica que oferece apoio e orientação às crianças/adolescentes e suas famílias. Todas as valências do Colégio contam com a presença e intervenção diárias da Psicóloga Escolar. O Departamento Psicopedagógico do St. Paul’s School dinamiza sessões de Mindfulness semanais nas valências de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo, aplicando um programa de inteligência emocional que promove a identificação, gestão e treino de emoções desde a infância, e também incentiva a autoconsciência e o autocontrole, fatores essenciais para a saúde mental.

A próxima sessão St. Paul’s Conferences colocará à discussão o tema Nutrição em Contexto Escolar, uma iniciativa organizada pela nutricionista do St. Paul’s School e que contará com alguns convidados especiais.