
O St. Paul’s considera importante dotar as crianças, desde o Pré-Escolar, de competências ao nível da utilização de tecnologias, de forma segura.
Importa incutir nos alunos, desde cedo, conceitos como a segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais, numa área chave de desenvolvimento.
O St. Paul’s School contempla, no seu currículo, uma sessão semanal de Informática, para todos os alunos a partir dos três anos, no sentido de aquisição de noções básicas de cidadania digital.
No âmbito destas aulas, são trabalhadas, também, a cooperação e a comunicação entre pares, o que, em meio digital, pode tornar-se mais inibidor.
As crianças devem trabalhar com tecnologias – PC; tablet; iPad – em contexto de sala de aula, com fins educativos, permitindo, desta forma, o desenvolvimento das competências digitais. A melhor forma de as promover é a partir de práticas simuladas da realidade, estando o docente de Informática na retaguarda para ajudar nos procedimentos e na resolução técnica de problemas.
Atualmente, o Ensino a Distância é uma realidade e uma alternativa válida à ausência justificada do aluno ou colaboradores. Neste sentido, a experiência com a metodologia permitiu-nos apurar fragilidades e trabalhar as mesmas junto dos alunos.
O St. Paul’s opera diariamente com ferramentas tecnológicas e defende a sua utilização pedagógica e regrada.
O contexto epidemiológico que o mundo viveu nos últimos anos, com a necessidade de implementação de um ensino e de trabalho a distância, veio demonstrar a importância da informática no trabalho, nomeadamente o e-Learning, metodologia que se manteve como opção, agilizando procedimentos e minimizando o impacto da ausência presencial.
No entanto, as circunstâncias do passado obrigaram a um redirecionamento do conteúdo, com vista a autonomizar as crianças no que toca ao uso de ferramentas colaborativas de aprendizagem, sem prejuízo para a inovação e criatividade.
A Informática, através das disciplinas de Oficina Multimédia e Tecnologias de Informação e Comunicação, é considerada uma área imprescindível para as competências do aluno e profissional da atualidade, bem como uma área científica de grande dinâmica evolutiva a curto prazo.