St. Paul’s School recebe equipa da Associação Acreditar

O staff do St. Paul’s School teve o privilégio receber a Associação Acreditar, representada por Brigite Seixas e João Figueiredo, que vieram dar a conhecer o seu grandioso trabalho.

Criada há 30 anos, a Associação Acreditar nasceu da iniciativa de pais e amigos de crianças com cancro. Esta Associação tenta estar presente em todas as fases da doença oncológica da criança ou jovem, assim como das famílias. Tenta ser a voz dos doentes, sobreviventes e famílias na defesa dos seus direitos e fortalecimento através de vários apoios.

Foi neste sentido que veio falar sobre a sua intervenção, e em como pode colaborar com os estabelecimentos de ensino no contexto de alunos doentes oncológicos, salvaguardando os seus direitos, mas, também, facultando conhecimento e estratégias para a motivação e desempenho destes alunos.

O tema principal da palestra foi o cancro pediátrico e a consciencialização de que a escola tem um papel fundamental na vida das crianças e jovens com doença oncológica, uma vez que é o espaço para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Ainda que possam estar impossibilitados de frequentar, presencialmente, a escola, deverão poder fazê-lo à distância, permitindo-lhes a socialização com os colegas e professores, aproximando-os da sua rotina anterior à doença. Como professores, poderão candidatar-se a ser professor voluntário nesta associação, ajudando estas crianças e jovens no acompanhamento do seu estudo.

Cerca de 20 colaboradores docentes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de testemunhos reais, quer de pais, quer de crianças e jovens que, em tempos, foram doentes oncológicos e que, agora, são o maior testemunho de que, com a ACREDITAR, “este caminho faz-se melhor em companhia”.

A desenvolver o seu trabalho por todo o país, a Acreditar possui casas no Porto, Coimbra, Lisboa e na ilha da Madeira, onde as famílias poderão ficar instaladas, a custo zero, enquanto o seu familiar realiza os seus tratamentos.

Esta associação conta com inúmeros voluntários que, todos os dias, dispõem de parte do seu tempo livre para confortar, abraçar e acarinhar quem mais precisa.

A equipa do St. Paul’s School agradeceu à Associação Acreditar pela intervenção e, em especial, por se terem disponibilizado para darem o testemunho e demonstrado disponibilidade para apoiar em eventual situação.

O St. Paul’s School está atento às necessidades da comunidade, e tem desenvolvido, com as famílias, várias iniciativas de âmbito solidário.

Consideramos que é dever das escolas promover a inclusão, e contribuir para o sucesso pessoal e educativo de todas as crianças e jovens. Recentemente o St. Paul´s School associou-se ao Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, numa iniciativa de recolha de brinquedos dirigidos às crianças em regime de internamento, ou em Hospital de Dia. A ideia surgiu por iniciativa dos alunos no final do ano, e foi, entretanto, repetida. As campanhas seguintes reverteram a favor da Maternidade Bissaya Barreto e Associação Sorriso.