O St. Paul’s School refletiu sobre os Desafios na transição para o Ensino Secundário

No âmbito das St. Paul’s Conferences, o Colégio recebeu a psicóloga Alexandra Monteiro, responsável pela Empower Me, em Coimbra, que, juntamente com Tânia Salgueiro, psicóloga do St. Paul’s, abordou os desafios na transição para o Ensino Secundário.

Num ano em que o St. Paul’s abriu o Ensino Secundário, o tema está imbuído de grande pertinência para a comunidade educativa, com grande simbologia para o projeto.

É sabido que os alunos-adolescentes, à saída do Ensino Básico, veem-se confrontados com a primeira escolha académica e profissional dos seus percursos escolares, situação que lhes causa muitas dúvidas e angústias, arrastando-se o sentimento às famílias.

Alexandra Monteiro mencionou a importância do apoio aos jovens na transição para o Ensino Secundário, referindo que os pais são os mais importantes.

Mencionou, igualmente, a importância do treino ao nível da decisão e confiança, mantendo o foco nas soluções, e sabendo lidar com a pressão externa, revelando algumas ferramentas e sites com informação necessária e adequada para a tomada de decisões.

Este trabalho deve ser realizado por profissionais especializados em orientação vocacional e gestão de carreira, na referida empresa.

Tânia Salgueiro, psicóloga do St. Paul’s, explicou como se realiza a orientação vocacional no Colégio, referindo ser um processo dinâmico. Implica sessões em turma e sessões individuais, mas também esclarecimento e troca de experiências com alunos do Secundário. Além disto, também existe a preocupação do contacto com diferentes faculdades/cursos, incluindo profissionais das áreas de maior interesse dos nossos alunos.

Nesse sentido, o Departamento Psicopedagógico do Estabelecimento de Ensino assume um papel fundamental.

As St. Paul’s Conferences pretendem abordar temas de grande pertinência na atualidade, pelo que são abertas à população, por forma a alargar a participação, abordagens e espírito crítico.