Colaboradores do St. Paul´s em formação

A importância da preparação para a proteção contra incêndios

Na primeira semana da interrupção letiva, os colaboradores do St. Paul’s School estiveram em formação. Esta ação, solicitada pelo Colégio, foi levada a cabo pelos Bombeiros Voluntários de Coimbra e representantes da Proteção Civil.

A formação, ministrada por Ricardo Domingues, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, auxiliado pelo bombeiro Diogo Faria, foi dividida em dois momentos, um de componente mais prática, e outro mais teórico.

Durante a manhã, os colaboradores, docentes e não docentes, tiveram formação sobre meios de primeira intervenção e utilização de extintores. Após uma explicação introdutória, todos os participantes puderam colocar em prática o que ouviram, com a utilização de extintores em situação de simulação de fogo.

O período da tarde, em contexto de formação mais teórica, incidiu sobre procedimentos de proteção civil e autoproteção, em jeito de preâmbulo ao “treino de ocorrência” que irá acontecer nos próximos meses.

O Comandante alertou por diversas vezes para a importância da pessoa “não se expor a maior risco que aquele que está a vivenciar com o incidente”.

Parabenizou o St. Paul’s pela iniciativa, e pelas excelentes condições do edifício e medidas de autoproteção, claramente “preparado para minimizar o risco”, reforçado, também pelo “rácio de adultos por criança” claramente superior ao que habitualmente se vê.

Ricardo Domingos partilhou conhecimentos essenciais e procedimentos a adotar em caso de incêndio.

A formação vai permitir “mitigar os eventuais riscos que ainda podem surgir”, chamando à atenção para a necessidade da conjugação de três elementos para um incêndio: “matéria combustível, agente de ativação e energia de atuação”. A extinção do incêndio verifica-se com a supressão de um destes elementos.

Esta iniciativa teve como objetivo capacitar os colaboradores para uma situação de emergência, e poder garantir a segurança de todos.

Esta formação demonstra o empenho do colégio em promover a segurança e o bem-estar de toda a comunidade educativa, investindo na formação contínua de todos os seus colaboradores.

Terá continuidade, até ao final do ano letivo, com mais três momentos que envolverão os alunos, culminando num cenário de simulacro.