St. Paul’s School Conference debate a Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: o que é, benefícios, ética, o futuro da sua utilização

O St. Paul’s School dá continuidade ao ciclo de Conferências com o tema “Inteligência Artificial”.

As St. Paul’s Conferences pretendem abordar temas de grande pertinência na atualidade. Destinadas à família St Paul’s, famílias e staff, são abertas à população, permitindo alargar a participação, abordagens e espírito crítico.  

A conferência decorrerá no St. Paul’s School, no próximo dia 12 de abril, pelas 18h00, e contará com a presença de Manuel Guimarães, Engenheiro de Inteligência Artificial, a viver e a trabalhar em Lisboa, com um doutoramento em Inteligência Artificial pelo Instituto Superior Técnico.

Durante o seu doutoramento, Manuel trabalhou como investigador pelo GAIPS (Group of AI for People and Society) e pelo INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores), tendo contribuído para vários projetos de investigação europeus; publicou diversos artigos e participou em inúmeras conferências internacionais e encontros da ciência.

Focado em criar personagens virtuais inteligentes e emocionais, parte da sua investigação envolveu uma colaboração com a Escola da Polícia Judiciária para criar um programa de treino de entrevistas virtuais e a criação de um agente inteligente capaz de ajudar os serviços de apoio à saúde mental nas faculdades.

A sua jornada académica foi marcada também pela excelência no ensino e contribuições significativas para o desenvolvimento de jogos, incluindo a fundação do GameDev, e colaboração com o Laboratório de Jogos do IST, ambos do Técnico do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Atualmente, trabalha para uma empresa onde explora a vanguarda de aplicações de Inteligência Artificial a videojogos. 

A paixão pela aplicação de IA em media interativa – sustentada pelo seu trabalho publicado – e dedicação ao ensino e exploração na vanguarda de tecnologias, faz dele um ótimo orador para nos explicar, afinal, o que é a IA e para onde ela vai. 

No mesmo dia, e durante a tarde, o especialista fará uma sessão com os alunos do St. Paul’s School, sobre o mesmo tema, mas com uma linguagem e abordagem adequadas à faixa etária e preocupações deste público-alvo. Recordamos que o St. Paul’s School contempla, no seu currículo, sessões semanais de Informática, para todos os alunos, a partir dos três anos, no sentido de aquisição de noções básicas de cidadania digital, defendendo uma utilização defensiva e regrada.