St. Paul’s Conference aborda Distúrbios Alimentares em contexto escolar

Abril dará lugar à primeira sessão das St. Paul’s Conferences, no presente ano letivo.

Depois de dois anos de interregno, devido à situação epidemiológica, o St. Paul`s School irá retomar as conferências mensais dirigidas à comunidade educativa e abertas à participação exterior.

Nesse sentido, na próxima sexta-feira, dia 29, pelas 18h00, decorrerá, no St. Paul’s School, uma conferência alusiva ao tema Distúrbios Alimentares: comer bem, pensamos melhor! 

A conferência contará com a presença de duas credenciadas oradoras da área da pedopsiquiatria e nutrição. 

O St. Paul`s receberá a Dr.ª Carla Borges de Pinho, psiquiatra da infância e da adolescência, responsável pela Consulta de Perturbação do Comportamento Alimentar do Hospital Pediátrico de Coimbra e Diretora do Serviço de Pedopsiquiatria. 

Partilhará a “mesa” com a Dr.ª Nanci Baptista, nutricionista no Hospital Pediátrico de Coimbra – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com funções nas áreas de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica, Doenças Hereditárias do Metabolismo e apoio aos internamentos.

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Nutrição e Cozinha, do St. Paul’s School, em colaboração com o Departamento de Psicologia.

O St. Paul`s School teve um crescimento substancial, nomeadamente no número de alunos adolescentes, relevando problemáticas psicossociais, e de saúde, intimamente ligadas a maus hábitos alimentares.

Os distúrbios alimentares têm forte reflexo na saúde e desempenho escolar, pelo que devem ser detetados precocemente e sinalizados de imediato, por forma a não terem repercussões que coloquem a vida em risco. 

O Departamento de Nutrição e Cozinha é uma equipa composta por uma nutricionista e uma equipa de cozinha, responsável pela ementa e confeção diária das refeições dos alunos e staff do St. Paul’s School, em estreita ligação com os Departamentos de Enfermagem e Psicologia do St. Paul´s.

O Colégio disponibiliza a todos os seus alunos um serviço de refeições de confeção interna, com preocupações relativas ao consumo de açúcar e sal, respeitando os princípios de uma alimentação diversificada e saudável, e de acordo com as necessidades específicas de cada idade.

O ciclo de palestras St. Paul’s Conferences teve início em janeiro de 2019, e pretende abordar temas e vertentes pertinentes no enquadramento escolar, versando sempre uma perspetiva educativa/pedagógica e familiar.

A próxima sessão St. Paul’s Conferences, a realizar em junho, colocará à discussão o tema Ensino Secundário no St. Paul`s. International Baccalaureate, numa iniciativa organizada pela Direção Pedagógica e pelo Departamento de Inglês do St. Paul’s School.